quinta-feira, 19 de junho de 2008

Um Texas independente

Os Estados Unidos da América surge como a grande potência no virar do século. Um país que começou por ser uma união dos 13 estados ingleses na América do Norte, e que se tornou independente em 1776, presentemente é constituído por 50 estados. Mas entre esses estados, alguns deles já foram repúblicas independentes…

O dia 2 de Março de 1836 marcou o final de uma guerra que opôs o Exército Revolucionário do Texas ao México. Em 1824, o Presidente do México António López de Santa Anna anulou a constituição do país e centralizou o poder na sua pessoa. Sendo maioritariamente constituída por britânicos, ao contrário dos hispânicos que constituíam o resto do país, a zona que viria a formar o Estado do Texas lutou durante mais de uma década até conseguir a sua independência do Governo mexicano. Com uma constituição aprovada e moeda própria (o Dólar Texano), nasce a República do Texas. Contudo, após conseguir a sua independência, o Texas começou a contrair enormes dívidas, bem como continuava a lutar contra o Exército mexicano devido à marcação da fronteira, ao mesmo tempo que aumentava a simpatia pelos vizinhos do norte, com quem culturalmente se identificavam. Vendo como a melhor saída possível, o Presidente Jones da República do Texas colocou em votação pública a proposta de serem anexados pelos EUA…

Ao saber destas pretensões, os governos britânico e francês enviaram os seus embaixadores na República do Texas falarem com o Governo mexicano para fazerem um acordo que garantisse as fronteiras e a paz, e com isto o desejo de se unirem aos EUA diminuísse. Com a aprovação popular e a autorização do Congresso dos EUA, a anexação foi feita em 29 de Dezembro de 1845. Após a anexação, o Governo dos EUA assumiu a enorme dívida da República do Texas, e partiram a sua mais recente aquisição em mais cinco partes, criando os estados do Novo México, Oklahoma, Kansas, Colorado e Wyoming.…

Se isto fosse verdade…

Sem comentários: