quarta-feira, 25 de junho de 2008

Salazar e o Benfica (1)

Desde cedo foi criado o mito que o Benfica era favorecido pelo Governo de António de Oliveira Salazar. Surgem histórias que afirmam que o Benfica só ganhava durante o Estado Novo, ou que Salazar não deixou vender o Eusébio para o estrangeiro. Contudo, analisando a História, a realidade era bem diferente do mito…

Salazar governou Portugal entre 1932 e 1968, sendo que nesse intervalo de tempo foram disputados 35 campeonatos de futebol. O Benfica ganhou 14, o Sporting 12, o Porto 8, e o Belenenses 1 solitário campeonato. Na verdade, a época dourada do Benfica até foi na altura mais revolucionária em Portugal, com 6 campeonatos ganhos durante a década de 70, sendo que em 2 dessas épocas o Benfica terminou o Campeonato sem derrotas. A nível nacional faz-se a ligação ao Estado Novo, mas ao verificarmos os registos em competições internacionais, o nome do Benfica surge como finalista por 8 vezes de competições europeias, para além dos títulos de Campeão Ibérico e Campeão Latino.

Analisando a história, em certas situações o Benfica até foi prejudicado. Tendo sido campeão na época de 1954/55, o Sporting é que foi designado pela Federação a representar Portugal na Taça dos Campeões Europeus. E embora o Benfica estivesse na final da Taça dos Campeões Europeus de 1961/62 (que viria a ganhar), a meia-final da Taça de Portugal entre o Vitória de Setúbal e o Benfica foi marcada para o dia seguinte. Com os jogadores ainda a meio caminho de Portugal e na ressaca da vitória em Berna, os Reservas do Benfica perderam por 1-0 em Setúbal, e foram afastados da final da Taça…

Se isto fosse verdade…

1 comentário:

Anónimo disse...

o que é necessário para sócios e simpatizantes do Sporting Clube de Portugal saberem e aceitarem a verdade dos factos???!!!!

Vanessa Oliveira