E no dia seguinte, ao teu almoço, recebes um papel dobrado, onde está escrito:
«Deve o senhor fulano à patrulha nº tantos por socorros prestados na estrada de tal– 27$000 réis!»
Que dirias tu, concidadão amado? Este é o início de um dos mais belos textos de Eça de Queirós da colectânea Uma Campanha Alegre. Mas será que hoje em dia estes casos ainda acontecem?
2002: O armador da embarcação Paula e Filipa pede auxílio ao INEM pois tinha um tripulante doente a bordo. Após efectuar a triagem pelo telefone, como o INEM não tem autorização para efectuar socorros em alto mar mesmo dentro da Zona Económica Exclusiva Portuguesa, contactou a Força Aérea Portuguesa para efectuar o resgate do doente que sofria de uma apendicite aguda. A F.A.P. apresentou então a factura: 12 540 euros…
2005: O mestre da embarcação Eva Maria, localizada a cerca de 20 milhas de Viana do Castelo, pede auxílio ao INEM pois tinha um tripulante doente a bordo. Diagnosticado um Acidente Vascular Cerebral, o INEM contactou a F.A.P. para efectuar o resgate, tendo estes que mobilizar um helicóptero desde a base do Montijo, tendo o tempo total da operação demorado cerca de 4 horas. Valor da factura: 13 593 euros…
Em ambos os casos, e após a recusa dos armadores das embarcações de pagarem a despesa, o Ministério Público avançou com os casos para Tribunal. O primeiro caso foi arquivado, mas as cobranças continuaram a ser feitas. A operação de resgate só pode ser efectuada pela F.A.P., sendo que o papel do INEM é apenas de prestar assistência médica gratuita, acompanhando por isso a operação de resgate. Deus me livre, nem imagina o meu alívio. Mas cabe na cabeça de alguém que eu tivesse que pagar 13 mil euros para salvar uma vida?, perguntava mestre Adão do Eva Maria após ser informado que o Ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, tinha mandado suspender as cobranças Nem imagina o susto que apanhei. Nem num ano ganharia para pagar aquela quantia!.
Se isto fosse verdade…
«Deve o senhor fulano à patrulha nº tantos por socorros prestados na estrada de tal– 27$000 réis!»
Que dirias tu, concidadão amado? Este é o início de um dos mais belos textos de Eça de Queirós da colectânea Uma Campanha Alegre. Mas será que hoje em dia estes casos ainda acontecem?
2002: O armador da embarcação Paula e Filipa pede auxílio ao INEM pois tinha um tripulante doente a bordo. Após efectuar a triagem pelo telefone, como o INEM não tem autorização para efectuar socorros em alto mar mesmo dentro da Zona Económica Exclusiva Portuguesa, contactou a Força Aérea Portuguesa para efectuar o resgate do doente que sofria de uma apendicite aguda. A F.A.P. apresentou então a factura: 12 540 euros…
2005: O mestre da embarcação Eva Maria, localizada a cerca de 20 milhas de Viana do Castelo, pede auxílio ao INEM pois tinha um tripulante doente a bordo. Diagnosticado um Acidente Vascular Cerebral, o INEM contactou a F.A.P. para efectuar o resgate, tendo estes que mobilizar um helicóptero desde a base do Montijo, tendo o tempo total da operação demorado cerca de 4 horas. Valor da factura: 13 593 euros…
Em ambos os casos, e após a recusa dos armadores das embarcações de pagarem a despesa, o Ministério Público avançou com os casos para Tribunal. O primeiro caso foi arquivado, mas as cobranças continuaram a ser feitas. A operação de resgate só pode ser efectuada pela F.A.P., sendo que o papel do INEM é apenas de prestar assistência médica gratuita, acompanhando por isso a operação de resgate. Deus me livre, nem imagina o meu alívio. Mas cabe na cabeça de alguém que eu tivesse que pagar 13 mil euros para salvar uma vida?, perguntava mestre Adão do Eva Maria após ser informado que o Ministro da Defesa, Nuno Severiano Teixeira, tinha mandado suspender as cobranças Nem imagina o susto que apanhei. Nem num ano ganharia para pagar aquela quantia!.
Se isto fosse verdade…
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