quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Whisky "made in" Sacavém

Durante a década de 60, três homens e uma mulher davam início em Sacavém a uma indústria que produzia whisky de qualidade e gosto duvidosos e que, embora os rótulos ostentassem nomes como Vat 69 ou Johnnie Walker, ficará para sempre conhecido como “whisky de Sacavém”.

Esta operação consistia em despejar whisky verdadeiro para dentro de um barril, onde depois era adicionado álcool etílico (aquele que é utilizado para desinfectar feridas) e umas pastilhas para darem cor à mistura. Com um teor alcoólico de 90º, a bebida tinha de ser consumida rapidamente pois ao passar um ano, o corante das pastilhas começava a separar-se do álcool e ficava à vista a tramóia. De 1962 a 1966, os falsificadores dirigiam-se à Farmácia Lourenço, dia sim, dia não, com um garrafão de 5 litros para encher de álcool, dizendo que era para a oficina de serração em que alegadamente trabalhavam. Vendiam depois as bebidas, após encherem garrafas da marca com rótulos e até carimbos da alfândega falsificados, em bares e cabarés de Sacavém e, na sua maior parte, na capital portuguesa. Pelo meio, algumas das remessas eram enviadas para Marrocos para de seguida reentrarem em Portugal, para despistarem as autoridades.

Em Fevereiro de 1966, Manuel Serafim, o cabecilha da quadrilha, era capturado num restaurante pela Polícia, envolvendo até troca de tiros com as autoridades. Ao ser capturado, afirmou que quando saísse iria voltar ao mesmo, pois era a única coisa que sabia fazer. Uns anos após ser solto, foi descoberta no Barreiro uma fábrica onde repetia a operação de fabrico de whisky…

Se isto fosse verdade…

1 comentário:

José Costa disse...

Diário Popular de 5 de Fevereiro de 1966. Assisti às imagens transmitidas pelo telejornal e vivia no prédio ao lado.