quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Futebol - Abril de 1991

Abril de 1991. Numa bela tarde de domingo o Benfica bate o Porto por 2-0 no estádio das Antas e todo o país adere à celebração encarnada. Todo? Não! Nem todo, pois os heróis de tal feito vivem um dos piores momentos da sua carreira. A história do jogo todos a conhecem, e até o César Brito já está farto que lhe perguntem sobre os dois golos que marcou e deram a vitória no jogo e, consequentemente, no campeonato ao Benfica.

Tudo começou na chegada, por entre insultos e impropérios, da equipa do Benfica. Ao entrar no balneário os jogadores sentiram logo um forte cheiro a amoníaco que intoxicava quem lá entrasse. Obrigados a equiparem-se nos túneis do estádio, a pressão (normal) para quem joga no estádio do Porto já se fazia sentir. Mas mesmo assim os jogadores não viraram a cara à luta e venceram sem contestação o rival.

Após o jogo, e depois dos “tradicionais” empurrões e cuspidelas aos jogadores, por parte dos funcionários do estádio e do Porto, quando eles se dirigiam pelos túneis de acesso até ao balneário já mais arejado, os directores do Benfica (presidente João Santos, Jorge de Brito, Raul Fonseca, Ilídio Trindade, Alcino António e Fezas Vital) foram barrados de entrar nos túneis de acesso por um agente da PSP. Esta personagem (que para a história ficará conhecido como o Guarda Abel) barrou os directores do Benfica e, empunhando o cacetete, desancou-os à porrada. Após tão surpreendente acção, os dirigentes encarnados fugiram do local em direcção de uma ambulância que se encontrava perto e, após fecharem-se lá dentro da fúria portista, tiverem de apelar à boa vontade do grupo de socorro médico para transportá-los para fora do estádio, onde pudessem depois reunir com a comitiva benfiquista.

Os resultados desta encenação foram o peito inchado e orgulhoso dos adeptos portistas, a nuca inchada e dorida de Jorge de Brito e a reforma compulsiva (sem punição de qualquer espécie) do Guarda Abel, que seria logo de seguida contratado para guarda-costas pessoal do presidente do Porto, Pinto da Costa.

Se isto fosse verdade…

Sem comentários: